Business & Consulting
Brasil - (55) 11 2523-5182 / 9-8984-0818
 
Home
Empresa
  » Nossos valores
  » Política / Missão
Áreas de Atuação
  » Sustentabilidade
  » Financeiro
  » Jurídico
  » Gestão em RH e
   Desenvolvimento Humano
  » RPF - Cobrança
Notícias
  » Economia
  » Informativo
Links
Fale conosco
Trabalhe conosco
Cursos e Palestras
NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES
Consultoria e assessoria
Parceiros

Gestão Energética Integrada – Estratégias Corporativas Sustentáveis

Áreas de Atuação

  • Certificação de sustentabilidade de empreendimentos
  • Selo de qualidade e responsabilidade sócio – ambiental
  • Otimização Energética
  • Descarbonização e neutralização sustentável
  • Projetos de sustentabilidade social e empresarial
  • Consultoria ambiental e Crédito de Carbono

O crédito de carbono é uma espécie de certificado que é emitido quando se diminui a emissão de gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global em nosso planeta. Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser produzido. Aos outros gases reduzidos são emitidos créditos, utilizando-se uma tabela de carbono equivalente.

As empresas que conseguem diminuir a emissão de gases poluentes obtém estes créditos, podendo vendê-los nos mercados financeiros nacionais e internacionais. Estes créditos de carbono são considerados commodities (mercadorias negociadas com preços estabelecidos pelo mercado internacional).

Estes créditos geralmente são comprados por empresas que não conseguem reduzir a emissão dos gases poluentes, permitindo-lhes manter ou aumentar a emissão.

As empresas que conseguem reduzir a emissão dos gases poluentes lucram com a venda destes créditos de carbono. Este sistema visa privilegiar as indústrias que reduzem a emissão destes gases, pois seus lucros com a venda dos créditos aumentam. Já os países mais desenvolvidos podem incentivar os países em desenvolvimento a reduzirem a emissão de gases poluentes, comprando os créditos no mercado de carbono.

A quantidade permitida de emissão de gases poluentes e as leis que regem o sistema de créditos de carbono foram definidas durante as negociaçes do Protocolo de Kyoto (discutido e negociado no Japão em 1997).

Como Garantir a Sustentabilidade Ambiental:

Por volta dos anos de 1990, um termo começou a ser muito mais frequente na mídia e em todas as conversas sobre os problemas ambientais que começavam a ser muito mais seriamente sentidos em toda parte do planeta. Assim, a sustentabilidade ambiental começa a ser debatida com maior frequência por cientistas e pessoas ligadas à preservação do meio ambiente e que percebem que o atual ritmo de degradação e consumo dos recursos ambientais acabará tornando inviável a permanência do homem sobre a face do planeta.

Dentro de uma doutrina quase voluntária, os consumidores verdes começam a influenciar a forma como as grandes empresas de setores historicamente poluentes fabricam e encaram a venda de seus produtos. Açes capazes de diminuir ou igualar os impactos ambientais causados pela produção desses produtos começam a ser exigidas por essa nova “onda” de consumidores conscientes como forma de justificar a venda e a compra desses produtos. Ficar ”de fora” representa estar “ao lado do mal”; e pode também significar perda desse mercado formado, em sua grande maioria, por pessoas de bom poder aquisitivo. Desta forma, o “consumo verde” acaba agindo como um organismo independente e não ligado a nenhuma entidade governamental; regulando o mercado.

Acacia & Ruby, tem como política de consumo sustentável e responsável uma forma efetiva de criação da consciência ambiental em empresas e como fonte de pressão constante para políticos e governantes em geral. Atuando como uma base importante na criação de normas cada vez mais rígidas que permitam a punição de abusos e a demarcação clara de limites e parâmetros a serem seguidos na exploração de recursos naturais. E nisso consiste o principal desafio para garantir a sustentabilidade ambiental. Pois mudar a visão governamental e garantir a implementação dessas políticas que possibilitarão a redução de forma objetiva dos abusos e das ameaças a aplicação da sustentabilidade ambiental; é uma tarefa lenta e trabalhosa. Que deve vencer a resistência de inúmeros setores produtivos e de políticos que os representam.

Formar esse novo paradigma e essa nova consciência é um dos nossos desafios.
Acreditamos que podemos nas geraçes atuais e nas próximas, coroar com sucesso essa meta ambiciosa, colaborando para a sustentabilidade do planeta.

 
 

 
Início Empresa Área de atuação Notícias Fale conosco Trabalhe conosco
  Skype: acacia Ruby
MSN: gerson.invest@hotmail.com
E-mail: gersonpereira@uol.com.br
Melhor visualizado em 1024x768 ou superior.
Site desenvolvido pela BasicSite